domingo, 15 de fevereiro de 2009

Se Eu Fosse Você 2


Se Eu Fosse Você 2
Se Eu Fosse Você 2
Brasil, 2009 - 108 min
Comédia Romântica

Direção: Daniel Filho

Roteiro:
Renê Belmonte, Adriana Falcão, Euclyder Marinho

Elenco:
Tony Ramos, Glória Pires, Isabelle Drummond, Cassio Gabus Mendes, Chico Anysio, Bernardo Mendes, Marcos Paulo

O cinema nacional começa 2009 com a maior bilheteria de sua história! Se Eu Fosse Você 2 estreou no dia 2 de janeiro deste ano e já arrecadou cerca de 40 milhões de reais em sete semanas, mantendo-se em tempo integral no topo da bilheteria dos filmes exibidos nos cinemas brasileiros. Segundo o ator Tony Ramos (Se Eu Fosse Você), o filme ficará nos cinemas até pelo menos o final do mês de março.
O filme é a continuação do sucesso Se Eu Fosse Você de 2006, muito aclamado pelos brasileiros. A história é a seguinte: Cláudio (Tony Ramos) e Helena (Glória Pires) estão se separando quando descobrem que sua filha Bia (Isabelle Drummond), de 18 anos, está grávida e, durante este período, o casal troca de corpos mais uma vez e acaba descobrindo que Helena (ou Cláudio) também está esperando um filho. Os dois começam a enfrentar dificuldades ao tentarem se passar um pelo outro em algumas situações, como as reuniões para a realização do divórcio e o casamento de Bia.
O diretor Daniel Filho (Muito Gelo e Dois Dedos D´Água) realiza, mais uma vez, um ótimo trabalho como diretor. As cenas do filme são muito bem organizadas, bem explicadas, e têm uma ótima edição. Destaque também para os efeitos de câmera (como por exemplo, a cena em que Helena se olha no espelho e se vê como Cláudio). Toda a parte técnica do filme é muito boa, incluindo os efeitos visuais (cenas do elevador, do buquê e a cena em que Cláudio e Helena dançam enquanto todos ao redor ficam em câmera lenta).
Outro ponto a ser ressaltado é o que está relacionado ao elenco, que realiza um trabalho magnífico. No início da sessão, a impressão que tive foi a de que a graça do filme era somente Tony Ramos, que consegue se superar neste filme. Mas, depois de um tempo, a comédia dá mais espaço a Glória Pires (O Primo Basílio), que se mostra preparada para o papel, o que rende um filme inteiro de risadas contínuas vindas de todos os lados de uma sala lotada. Outros atores que se mostraram muito bem no filme foram Cassio Gabus Mendes (Batismo de Sangue), que interpreta Nelsinho, e Isabelle Drummond (Xuxa Popstar), que realiza seu primeiro trabalho cinematográfico de algum valor e que parece estar preparada para uma grande carreira (lembrando que Isabelle tem 14 anos e interpreta Bia, uma personagem de 18 anos, e que substitui sua grande amiga Lara Rodrigues neste papel). O filme também tem duas participações especiais de peso: Chico Anysio (Zorra Total), que interpreta Olavo, o pai de Olavinho (Bernardo Mendes) namorado de Bia, e Marcos Paulo (Valsa Para Bruno Stein).
A película inova, pois é uma das primeiras sequências brasileiras de roteiros originais, onde a continuação é facultativa, e com certeza é a que mais teve êxito. Não é qualquer um que consegue fazer uma ideia nova dar certo, e mesmo assim muitos críticos não gostaram nem um pouco do filme. E eu não sei porque. Mesmo que tivesse dado errado, o filme merecia um pouco de atenção pela sua inciativa corajosa. Tenho certeza que ele irá agradar a qualquer um que goste de comédias românticas. No final do filme, já nos créditos, é anunciada a continuação, que se chamaria Se Vôvô Fosse Vóvó. Acho que isso não é bom para uma série tão bem-sucedida até agora. Talvez não se deva arriscar tanto, pois desastres como o que aconteceu com a série Piratas do Caribe podem se repetir. Ou não. De qualquer forma, temos que esperar para ver.
Como já foi dito antes, Se Eu Fosse Você 2 já é a maior bilheteria nacional. O filme também já é a maior bilheteria de final-de-semana de estréia do cinema brasileiro, com 570 mil espectadores, batendo os 470 mil do filme Carandiru de 2003, do diretor Hector Babenco. Acredito que esses números possam ser apenas o início da retomada à elevação dos números de espectadores de filmes nacionais (que vem despencando desde o ano de 2004, mesmo com o aumento do número de produções cinematográficas brasileiras).
Recomendo o filme a todos, desde as crianças até os idosos. É um ótimo filme que merece seu reconhecimento pelos brasileiros. Se gosta de comédias românticas e vai ao cinema, esta com certeza é a sua melhor opção. Um pouco de nacionalismo não custa nada.


1 comentários:

Júlio Cézar disse...

Ainda não vi, mas parece ser muito engraçado.

 
© 2007 Template feito por Templates para Você