quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Adobe Story - A sua chance de se tornar um roteirista de cinema


Se você já teve o sonho de um dia ser um grande roteirista de Hollywood, mas não tinha idéia de como começar, seus problemas acabaram. Quer dizer, pelo menos diminuíram. É que a Adobe lançou em outubro do ano passado uma versão beta de uma ferramenta online que pode revolucionar o mundo da criação de roteiros. É o Adobe Story, um programa específico em Cloud Computing para criação e edição de textos que serão interpretados. Para os que não conhecem, Cloud Computing ou computação em nuvem é um conjunto de ferramentas disponibilizadas na internet, que visa fornecer os mesmos serviços de um sistema operacional. Apoiando-se na interligação de sistemas (semelhante às nuvens no céu), essa tecnologia busca o compartilhamento de ferramentas, ao invés de seu uso isolado no desktop. A idéia é a utilização das mais diversas aplicações disponíveis na internet, independente do lugar ou da plataforma, e com a mesma facilidade que se teria se elas estivessem instaladas no PC.
Pois bem, o Adobe Story vem com o propósito de ser mais acessível ao público do que os outros programas destinados à criação de roteiros, como Final Draft. Este é um dos mais famosos entre os profissionais, reconhecido por sua interface simples, similar ao do Microsoft Word, e por possuir diversos recursos que facilitam a vida dos amadores. Porém, o Final Draft é pago. E aí está a grande vantagem do Adobe Story: é gratuito. Pelo menos a versão beta. Você só precisa se registrar no site (criar a sua Adobe ID) e pode usar à vontade.


Outra vantagem é que o programa é on-line, não sendo necessário instalar nada no seu PC. Mas se você prefere utilizá-lo no desktop, pode fazê-lo utilizando a opção "Install Adobe Story on Desktop", através do Adobe Air.



A ferramenta é tão completa que, além do espaço para o roteiro, possui outro para a biografia dos personagens e outro para listar links e referências usados nas pesquisas e na produção do roteiro.


Outra grande inovação é a estrutura colaborativa, que possibilita disponibilizar o conteúdo para ser editado online, permitindo que duas ou mais pessoas possam ter acesso ao documento e editá-lo. Além disso, o Story ainda permite importar e exportar textos em extensão PDF e reconhece arquivos do Word e do Final Draft.
Enfim, apesar de ser apenas uma preview, o Adobe Story já dá sinais de que veio para ficar. Agora é só começar a bolar boas histórias e ir praticando enquanto a versão definitiva não chega. O Oscar é logo ali.

Este post está participando do Concurso Profissão Blogueiro, que vai premiar três blogueiros com netbook e kit completo para quem quer ter um blog de sucesso. Acesse: www.ideiasnoar/profissaoblogueiro.

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você