terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Tron - O Legado

Por Juliano Gadelha


Tron: O Legado

Tron Legacy
EUA , 2010 - 125 min.
Ficção científica

Direção:
Joseph Kosinski

Roteiro:
Edward Kitsis, Adam Horowitz

Elenco:
Jeff Bridges, Garrett Hedlund, Olivia Wilde, Bruce Boxleitner, James Frain, Beau Garrett, Michael Sheen, Anis Cheurfa, Serinda Swan, Yaya DaCosta, Elizabeth Mathis, Kis Yurij, Conrad Coates, Daft Punk


No fim dos anos 70, Steven Lisberger tentou vender sua ideia inusitada de um filme live-action com elementos de computação gráfica a vários estúdios, até que obteve sucesso com a Disney, cujo próprio criador tinha como lema superar limites e pensar à frente de seu tempo. Tron foi lançado em 1982, e abriu caminho para a computação gráfica no cinema, que inunda os filmes atualmente. Mas a tecnologia limitada da época, cerceou em parte a repercussão do filme entre os espectadores mais novos. Para dar ao mundo de Tron a roupagem do século XXI e fazer jus à obra original, a Disney produziu Tron: O Legado.
Nessa sequência, conhecemos Sam Flynn (Garrett Hedlund), filho de Kevin Flynn (Jeff Bridges), que está sumido há mais 21 anos. Assim como seu pai, Sam é muito talentoso com computadores, e vive pregando peças na diretoria da ENCOM. Alan Bradley (Bruce Boxleitner), antigo amigo de Kevin Flynn, recebe um bipe vindo do velho arcade de Flynn. Sam decide investigar e acaba entrando no mundo virtual em que seu pai vinha trabalhando quando desapareceu.
O primeiro Tron recebeu e ainda recebe duras críticas pelo enredo. A sequencia não é muito melhor nesse quesito. A verdade é que o grande atrativo é ver o mundo virtual criado por Lisberger em 1982 com o melhor da tecnologia que temos hoje. Nesse ponto o filme não deixa a desejar. São cenas belíssimas de computação gráfica, e a tecnologia 3D se encaixou perfeitamente e coopera bastante. É um dos filmes que melhor soube usar o 3D até agora.
Merece destaque a construção do personagem CLU, que é nada mais do que Jeff Bridges vinte e poucos anos mais novo. A tecnologia é semelhante à usada em O Curioso Caso de Benjamin Button para que Brad Pitt parecesse mais jovem. Mas é óbvio que, comparado a Brad Pitt, Jeff Bridges exigiu mais trabalho dos profissionais. Além disso, CLU não é um coadjuvante, ele aparece muito, e interage bastante com os outros personagens, o que torna a utilização dessa tecnologia ainda mais complicada.
As atuações não mercem destaque. É claro que ver um ator consagrado e talentoso com Jeff Bridges é sempre muito agradável. E ele trabalhou bastante nesse filme. Mas de resto, não há muito para se falar. O protagonista, Garrett Hedlund, é apenas razoável, e seu personagem é meio sem sal. O mesmo vale para Olivia Wilde, a Quorra. Quem passou um pouco do ponto foi Michael Sheen. É um ótimo ator, já provou isso em outros filmes, mas exagerou demais na extravagância de seu personagem, o Castor.
Mas não tem como assistir o filme e não prestar atenção á trilha sonora. A música eletrônica da dupla francesa Daft Punk rouba a cena nas principais seqüências de ação. Eles até mesmo participam do filme. São os programas responsáveis pela música na boate do Castor, os DJs da festa.
Tron: O Legado é válido como uma experiência tecnológica, trazendo elementos que o primeiro filme era incapaz de trazer na época. Apesar de aprofundar um pouco o enredo em relação ao original, o roteiro parece um pouco sem rumo, meio perdido, sem objetivo, confuso. O filme tenta satisfazer o espectador com as cenas de ação e com um mundo virtual de encher os olhos. Como disse, foi uma experiência válida. Mas para que haja uma terceiro filme (o que provavelmente vai acontecer) é necessário trazer algo de novo à franquia, algo diferente, que atraia as pessoas ao cinema. Isso implica também trabalhar em um roteiro de qualidade, com uma história mais concatenada. Do contrário, um possível Tron 3 seria apenas um atraso cinematográfico.

1 comentários:

Anderson Siqueira disse...

Visualmente impecável, mas fraco roteiramente e na construção da narrativa.
Abraço.

 
© 2007 Template feito por Templates para Você